SOLIDÃO É UMA ILHA COM SAUDADE DO BARCO - (Adriana Falcão)

SOLIDÃO É UMA ILHA COM SAUDADE DO BARCO -  (Adriana Falcão)

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009


Publicado 12/02/2009 11:17:00 De Elvira's Bistrot (Visitar o site)




Na ilha Terceira, destacam-se três culturas: a regional, a nacional... e a americana! O Novo Mundo convive com o Antigo da forma mais natural e harmoniosa. Não só porque muitos Açorianos emigraram para os Estados Unidos e o Canadá, trazendo de volta alguns hábitos e costumes das Américas, como também porque existe cá uma importante base militar aérea americana. Faz parte do nosso dia à dia cruzarmos-nos com Americanos, sobretudo onde vivo, nos arredores da Praia da Vitória, bem perto da base. Os supermercados tanto vendem iguarias locais como produtos americanos, e até encontramos lojas especializadas nesses últimos. No entanto, por mais estranho que possa parecer - pelo menos na Terceira, não está implantado nenhum restaurante "fast food" internacional, tipo McQualquerCoisa. O que não tem a mínima importância, pois ganhamos em qualidade com os hambúrgueres caseiros propostos em todos os snack-bares da ilha. Na Praia da Vitória, descobri logo quando me instalei a Make Me Nuts, uma cafetaria no mais puro estilo americano dos "dinners". O estabelecimento propõe uma grande variedade de donuts, mas também club-sandwiches, cupcakes, saladas e alguns hambúrgueres, entre os quais o Açoriano, simplesmente delicioso pois feito com produtos regionais de qualidade ímpar, como carne de novilho local, ananás de São Miguel e queijo de São Jorge. Após ter-me deliciado in situ - na cafetaria, fiquei viciada no "Açoriano" ao ponto de reproduzir várias vezes em casa a receita do melhor hambúrguer que jamais comi...

Ingredientes para 4 unidades

- 4 rodelas descascadas de ananás dos Açores
- 1 cebola cortada em rodelas finas
- manteiga com sal q.b.
- 1 pitada de açúcar
- 4 hambúrgueres de novilho de muito boa qualidade
- sal & pimenta q.b.
- 1 pedaço de queijo de São Jorge*
- 4 folhas grandes de alface
- 4 pãezinhas para hambúrgueres com sésamo

* ou outro queijo de boa qualidade, como parmesão velho

Preparação

Cortar algumas lamelas finas de queijo de São Jorge com o auxílio de um descascador de batatas. Reservar.

Aquecer um pouco de manteiga numa frigideira e refogar as rodelas de cebola até se apresentarem moles e transparentes. Polvilhar com o açúcar e deixar caramelizar um pouco.

Entretanto, untar uma chapa com manteiga e grelhar as rodelas de ananás até ficarem bem douradas de ambos os lados. Reservar num local aquecido.

Grelhar os hambúrgueres numa chapa ou numa frigideira até se apresentarem cozidos no ponto. Temperar com sal e pimenta.

Abrir os pães e aquecer ligeiramente debaixo do grelhador do forno. Retirar os pães do forno.

Colocar as folhas de alface sobre a parte inferior dos pães. Distribuir as rodelas de cebola e sobrepor os hambúrgueres. Espalhar as lamelas de queijo e terminar com as rodelas de ananás. Fechar os pães e servir de imediato, com batatas fritas ou batatas assadas com ervas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário